quarta-feira, 26 de agosto de 2009

UMA DAS PRINCIPAIS DOUTRINAS DA BÍBLIA!



“Porque na verdade João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (AT 1.5)

Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no Espírito Santo. A respeito do batismo no Espírito Santo a Palavra de Deus ensina o seguinte:

O batismo no Espírito é para todos que professam sua fé em Cristo; que nasceram de novo, e, assim, receberam o Espírito Santo para neles habitar, isto é foram “regenerados pelo Espírito”.

Um dos alvos principais de Cristo em sua missão terrena foi batizar seu povo no Espírito:

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas näo sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo” (Mt 3.11)

“Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo” (Mc 1.8)

“Respondeu Joäo a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual näo sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3.16)

“E eu näo o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo” (Jo 1.33)

Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar até que fossem batizados no Espírito Santo e revestido do poder do alto:

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49)

“E, estando com eles, determinou-lhes que näo se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, Joäo batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, näo muito depois destes dias... Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (At 1. 4,5,8)

O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por ele efetuada. Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação à obra regeneradora do mesmo Espírito, assim também o batismo no Espírito complementa a obra regeneradora e santificadora do Espírito. No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”.

“E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22)

indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedidas. Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestidos de poder” pelo Espírito Santo,

"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49)

“E, estando com eles, determinou-lhes que näo se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, Joäo batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, näo muito depois destes dias... Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (At 1. 4,5,8).

Portanto, este batismo é uma experiência subseqüente à regeneração.

Fonte BEP

14 comentários:

Luciene Medeiros disse...

Olá Paulo!
Agradecendo a visita e o comentário deixado.
Fica na paz!

Eliane Jany Barbanti disse...

Olá amigo Paulo, tem um selo de ouro aguardando por você no blog LOUVOR A DEUS.
Paz e graça com o Senhor.
Eliane

Paulo Machado disse...

Luciene a honha é minha em ter meu comentário publicado. como diz a Maya: "me faça feliz, comente aqui"

A Paz do Senhor

Paulo Machado disse...

Amiga Eliane

É mesmo uma grande honra! Só peço um pouco de paciência em relação às regras.

O Senhor seja contigo!

ילד של חסד disse...

gostei muito do modo objetivo e educativo que escreveue! e já Estou seguindo seu blog. se tiver um tempinho dar uma força pro meu tambem:
http://pinheirocarvalho.blogspot.com/
desde já agradeço

Paulo Machado disse...

Luiz, obrigado pelo comentário. Meu único trabalho foi escolher entre os bons estudos contidos na Bíblia de Estudo Pentecostal. Mesmo sem tempo darei um jeito de fazer uma visita ao seu blog.

Peregrino do Evangelho disse...

Exxcelente Post! Continue assim, também estou te seguindo.

Quando quiser e puder da um pulinho lá no Peregrino do Evangelho.

Um Forte Abraço

Paulo Machado disse...

Como posso continuar se você não comenta o que achou excelente em meu post?

Faça jus ao seu nome Peregrino do Evangelho; peregrine pelo evangelho que está aqui!

Hermes C. Fernandes disse...

Que bom encontrar alguém que milita na mesma causa, com firmeza e equilíbrio.

Parabéns pelo belo trabalho apresentado em seu blog. Já estou seguindo.

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra.

Seus comentários também serão muito bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Te espero lá!

Paulo Machado disse...

"Porque näo há retidäo na boca deles; as suas entranhas säo verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua" (Sl5:9)

"Melhor é a repreensäo franca do que o amor encoberto. Leais säo as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo säo enganosos" (Pv 27:6)

"Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? Flechas agudas do poderoso, com brasas vivas de zimbro. Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar. A minha alma bastante tempo habitou com os que detestam a paz. Pacífico sou, mas quando eu falo já eles procuram a guerra" (Sl 120)

"Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulaçäo, se näo se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberäo que eu sou aquele que sonda os rins e os coraçöes. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estäo em Tiatira, a todos quantos näo têm esta doutrina, e näo conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos näo porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as naçöes. E com vara de ferro as regerá; e seräo quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhä. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Ap 2:20-29)

Um pecado prevalecente na igreja é a tendência de tolerar o pecado, a iniquidade e o ensino antibíblico entre seus líderes.

Alguns aceitam os falsos mestres, pelo fato de falarem em nome de Deus e terem grande popularidade e influência.

Jesus Cristo condena o pecado da transigência com o erro!

Devemos rejeitar qualquer preletor que coloca suas próprias palavras acima da revelação bíblica e declara que Deus aceita, na igrreja, a quem comete atos imorais, participando dos prazeres pecaminosos do mundo.

Alguns, na igreja, costumam tolerar tais falsos ensinos, por indiferença, medo de confronto, amizade pessoal ou pelo desejo de paz, harmonia, autopromoção ou dinheiro.

Deus excluirá tal igreja, juntamente com seus líderes!

Há na igreja os que ficam firmes na palavra de Cristo e seus padrões de justiça. Deus os conhece e promete que reinarão com Ele sobre as nações.

"As profundezas de Satanás", isto é "os segredos profundos" esse ensino errado de que, para experimentar plenamente a graça e a salvação divinas, devemos penetrar nas profundesas do pecado e conhecer todos os tipos de males.

Anônimo disse...

A paz do senhor amigo td bem.. seu blog tah muito bom com grandes assuntos interessante toh seguindo ele. siga o meu tbm parceiro www.tudonoglobo.blogspot.com...

abraço!!

Alexandre Pitante disse...

Paz do Senhor Jesus,

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.

Felipe M.Nascimento disse...

Paz em Cristo jesus eu gostei muito do teu Blog é mo benção... ((Veja))www.blog-vidaprofetica.blogspot.com deixe um comentaria blz até logo valeuuuuu...

Paulo Machado disse...

Dyalison

A Paz do Senhor !

Desculpe a demora mas irei ao seu blog e comentarei assim que puder.

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

Alexandre Pitante.

A Paz do Senhor!

Creio que já estive em seu blog e o sigo como “Labaredas de Fogo” assim que tiver um tempinho irei daqui e o seguirei também.

Fica com Deus!

Felipe.

A Paz do Senhor!

Te peço um pouco de paciência que também irei ao seu blog e certamente comentarei.

Paz! Aquela que o Mundo não pode nos dar.