sexta-feira, 15 de maio de 2009

A IGREJA NASCEU PENTECOSTAL

Não tenho a pretensão de escrever tratados teológicos ou coisas semelhantes, muito menos novas verdades; o que faço, são apenas registro do pensamento de um "louco". Sabendo com isso que irei confundir "coisas sábias", peço perdão por algo desagradável que eu possa trazer ao coração de alguém.
A Igreja nasceu no "dia de Pentecostes", a segunda festa sagrada do ano Judaico. Era também chamada "Festas das Colheitas". A partir do nascimento da Igreja passamos a ter dois "dia de Pentecostes"; o dia da festa das colheitas e o dia da inauguração da Igreja. Na Bíblia Sagrada, a referência ao dia da festa das colheitas, "dia" é escrito com "d" minúsculo, e o outro "Dia de Pentecostes", o dia da inauguração da igreja não mais aparece na Bíblia. Mas entendendo que existem dois acontecimentos distintos, muitos escritores, teólogos. comentaristas e outros, quando se referem ao nascimento da igreja chamando-o de "Dia de Pentecostes", dia é escrito com com d maiúsculo. assim como "no Dia do Senhor".
Jesus, dias antes do nascimento da Igreja, diz que aqueles que recebecem a virtude do Espírito Santo seriam suas testemunhas até os confins da terra, e não que aquelas pessoas que estavam ali, naquele momento, iriam percorrer toda a terra. Somente aqueles que estavam ali naquele momento não poderiam cumprir a missão de ir por toda a terra.
"E disse-lhes: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguiram aos que crerem: em meu nome, expulsarão demónios; falaram novas línguas; pegaram nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão." (Mc 16:15-18).
Um registro fiel (essa fidelidade se mantém até hoje, em algumas traduções, pelo poder de Deus) do testemunho desses homens, que estavam ali quando Jesus os falava, poderia viajar por toda a terra e por todos os tempos e pregar a todas as criaturas, é justamente isso que tem acontecido através da Bíblia Sagrada. Mas, somente aqueles que estavam ali, que receberam a promessa do "Batismo no Espírito Santo", não! Então é bem claro que para essa missão ser realizada, outras pessoas teriam que ser batizadas no Espírito Santo, isso,por todo o tempo de existência da Igreja, até o arrebatamento.
"Porque na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias... Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Samaria, e até os confins da terra." (Atos: 1:5,8).
O livro de Atos relata o início da construção da Igreja e mostra que a primeira coisa que Jesus fez, foi batizar com o Espírito Santo as pessoas que trabalhariam na obra. Entendo, que uma igreja completa, com o exercício de todas as funções que precisa ter, só possa ser construída (edificada), com os dons (ferramentas), que é a virtude do Espírito Santo.
"Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar... Que fareis, pois, irmãos? Quando ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação,. Faça-se tudo para edificação... Se alguém cuida ser profeta ou espiritual reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamento do Senhor. mas se alguém ignora isso, que ignore. Portanto, irmãos, procurai, com zelo profetizar, e não proibais falar línguas" (1Coríntios 14: 1,26 e 37-39).
A primeira igreja, a de Jerusalém, nasceu Pentecostal. Este foi o modelo para as outras que vieram logo depois, e que deva ser o modelo para todas as "igrejas dos santos" que possam ser fundadas, até o fim. Assim aprendemos nos relatos de Paulo. Penso que as que não seguem este modelo estão incompletas; como entendo que o Judaísmo sem Jesus está incompleto. existem Rabinos que por crerem que Jesus é o Mesias, se intitulam "Judeus completos".
Paulo Machado

4 comentários:

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

Meu amado Paulo,graça e paz seja a você e sua vida.
Primeiro gostaria de parabenizá-lo por integrar o time dos "Defensores do Evangelho".Saiba que não é facil,que custará tempo,paciência para aguentar os fãs dos show-mans,dos ídolos gospel,discernimento,e o principal e creio que vc já tem,amor incondicional pela Senhor e pela sua Palavra.Quanto mais pessoas para se engajar nessa luta,melhor.Estou contingo,pode contar com esse irmão que ora por vc e sua familia.
Graça e paz seja a você!

Teóphilo Noturno disse...

Dou graças a Deus por sua vida e sua coragem de juntar-se a nós na defesa da fé genuína e baseada na solidez da Palavra.

Quanto a correção dos cometários, você verá que, assim como é impossível que altere este meu texto apesar de você ser o dono do blog, nossa única opção é apagar o comentário inteiro... e suas palavras são muito válidas.

Sugiro que copie o comentário original, cole com as devidas correções e eu republico, deletando o que continha a palavra errada logo em seguida.

O Senhor nosso Deus seja contigo!

Danilo disse...

Perfeito! 110% de acordo. O 10% vai de dizimo! kkkk

Danilo

Sigo-lhe agora!

Pr. Silas Figueira disse...

Excelente texto. Continue nesse caminho, mas sabendo que a cada texto publicado nós não agradaremos a todos e muitas vezes ofenderemos a muitos. Mas profeta não se intimida com os comentários "desaforados", mas vai em frente naquilo que Deus nos comissionou. Continue assim meu irmão. Só pra te alertar, blog é um negocio que se a gente não vigiar vicia (rs).
Fique na Paz!!
Pr Silas (acompanhando seu blog)